Facebook ADCE - RS Faça parte de nossas Redes Sociais:
picture

Página Inicial > Institucional > História

UNIAPAC (Union Internationale des Associations Patronales Catholiques) é a instituição que congrega toda a rede internacional de dirigentes cristãos. Fundada em 1931 entre França, Holanda e Bélgica, com participação da Itália, Alemanha e Tchecoslováquia, a entidade se expandiu e criou ramificações em diversas regiões, inclusive na América Latina, onde tem forte presença.

Seu surgimento veio da necessidade de resposta ao vazio após a 1ª Grande Guerra, agravado pela recessão de 1929, e que despertou, no espírito dos empresários cristãos da Europa, a responsabilidade por recuperar física, espiritual e economicamente as populações atingidas. Esses homens reuniram-se em federações de empregadores católicos, que em 1931 se constituiu na UNIAPAC - União Internacional de Dirigentes Cristãos de Empresa. Hoje em dia, um movimento que tem caráter ecumênico e que está presente em mais de 20 países de 4 continentes.

No Brasil, o movimento chegou em 1961, quando empresários paulistas fundaram a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa - ADCE/SP.

A ADCE chegou ao Rio Grande do Sul em 1963. Depois de alguns anos de atividade e um breve intervalo em seu funcionamento, a entidade voltou forte e atuante em 1979, mantendo-se ativa até hoje.

Em Minas Gerais, a ADCE existe desde o ano de 1966 e permanece com sua missão mais viva do que nunca.



Patrocínio:

Apoio: